terça-feira, setembro 30, 2014

Projeto - Meu Amigo Escolhe: Jogos Vorazes


Oie gente, pra quem acompanha o blog, está sabendo do projeto que eu e o Luke (Instante Literal) estamos fazendo no blog, o Meu Amigo Escolhe, que tem como designo fazer com que leiamos mais livros, esse mês eu o desafiei a ler Jogos Vorazes e eu teria que ler Harry Potter e a Pedra Filosofal. Desafio feito e aceito, aqui estamos nós para respondermos algumas perguntas sobre  os livros e vocês entenderem mais como que é esse projeto.
Desafiei o Luke a ler Jogos Vorazes, junto também foram elaboradas algumas perguntas envolvendo o livro e que serão usadas com outros livros.

Sinopse: Jogos Vorazes - Jogos Vorazes - Suzanne Collins
"Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?"






1- Qual fato mais te envolveu com a história?  

Por mais que não seja uma parte de grande relevância, uma das partes que mais me prendeu e fez minha imaginação gritar foi quando Katniss corre tentando fugir de uma bola de fogo que vem em direção de sua cabeça, lançada por um Idealizador dos Jogos. 
2- O que mais te emocionou durante o livro? 
O fato de uma menina tão inocente como Rue morrer de uma forma tão violenta, por mais comum que seja em Panem. Simplesmente o entendimento de várias mortes por motivos banais, várias mortes de crianças que eram tudo para sua família. 
3- A personagem principal age de uma forma comum?  
Depende muito. Katniss vive apreensiva e em alguns momentos acontecem alguns surtos que a fazem chorar, querer ficar sozinha ou até mesmo pensar em Peeta e Gale. 
4- O livro apresenta algum mistério em si? 
Mistério mesmo, não. Mas o final de Jogos Vorazes deixa um ar de suspense. Faz com que o leitor imagine muitas coisas a respeito dos outros dois livros. Chega a ser insuportável terminar Jogos Vorazes e não ter Em Chamas ou A Esperança, contudo após o término dos três livros ficamos sem palavras. 
5- Podemos perceber influências atuais nesse livro? 
Com toda certeza. O principal fato que te deixa mais pensativo seria a forma de governo de Panem. Uma espécie de reality show para entreter os membros da Capital, chamando assim de Pão e Circo. A Capital dá o que todos os moradores de Panem precisam e eles não se rebelam e ainda se "divertem".

Bom esse foi o primeiro livro do desafio, espero que tenham gostado, o próximo livro que o Luke terá de ler é temático, já que vamos fazer o mês do horror no blog. 


Sinopse: Coraline - Neil Gaiman
"Primeiro livro de Neil Gaiman escrito especialmente para o público juvenil, Coraline é um conto de fadas às avessas que reconhece a subestimada e, por vezes esquecida, maturidade da maioria dos jovens leitores. Nele, Gaiman encara pela primeira vez o desafio de escrever fantasias assustadoras para as crianças e vai além dos tradicionais dragões, príncipes encantados, frágeis princesas ou gigantes padronizados que habitam esse universo, criando uma personagem com a qual as crianças podem facilmente se identificar. Publicado pela Rocco em 2003, o livro, que chega ao cinema pelas mãos de Henry Selick (O estranho mundo de Jack), tem ilustrações de Dave McKean, parceiro de longa data de Gaiman. A história ganhou ainda uma versão em graphic novel, ilustrada por P. Craig Russel, que a Rocco traz para o Brasil até o fim de 2009.
Cultuado escritor de histórias em quadrinhos para adultos, Neil Gaiman influenciou o mercado editorial a seguir um caminho sofisticado para atrair cada vez mais público. Sandman, graphic novel campeã internacional de vendas, por exemplo, cujo protagonista homônimo é o mais venerado personagem dessa seara, recebeu inclusive o World Fantasy Award, prêmio até então inédito para o gênero.
A história de Coraline é de provocar calafrios. A narrativa dá muitas voltas e percorre longas distâncias, criando um ‘outro’ mundo onde todos os aspectos de vida são pervertidos e desvirtuados para o macabro. Ao mesmo tempo sutil e cruel, o autor gosta de desafiar as imagens simples dos livros infantis tradicionais. As crianças vão se deliciar com o frio que correrá em suas espinhas durante a leitura e ficarão até agradecidas por existir um escritor que finalmente se recusa a tratar com condescendência uma plateia ávida por empolgantes contos de terror.
No livro, a jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários."


Ele tem até o dia 31 de Outubro para ler e teremos mais uma entrevista, espero que tenham gostado do post e do desafio e quem quiser participar é só deixar nos comentários. 
Para saber qual livro terei de ler no mês de outubro clica  >> aqui <<

Quem escreve?

Quem escreve?

Facebook

Galeria de Fotos

Skoob

Copyright © Parte de Minha História | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com