sábado, janeiro 18, 2014

O Valor da Verdade




Olá, Tauan Quase 1 ano sem escrever aqui haha... mas olha, eu nao morri, ok? :D

Quanto vale a verdade?
Se você parar para pensar bem, dependendo das circunstancias, esta pode ser tão bem vinda quanto mal querida. Na teoria todo mundo se propõe a fazer o que é certo. A seguir pelo caminho correto e é unânime que todos afirmem que sempre preferem uma verdade dura à uma falsa alegria. Mas na prática, tudo muda. É hipocrisia dizer que não, pois muda SIM! Se você souber de algo que prejudica alguém e ajudar aquela pessoa alertando-a, é bem capaz de que esta, se vire contra você, a acusando de querer causar intrigas, ainda mais se você disser a ela que alguem que ela gosta e confia está a traindo de alguma forma. Pode te acusar até de estar mentindo, inclusive, por mais que no subconsciente dela, reconheça que você está dizendo a realidade. As vezes as pessoas te procuram pedindo sua opinião, não por quererem de verdade escuta-la, mas sim por acreditarem que você dirá o que elas gostariam de ouvir. Que vai tratar com delicadeza a situação e evitar dizer algo 'cruel', ou ao menos usar palavras que embora expressem sua verdadeira opinião, façam a situação parecer menos 'pior' do que realmente é. 
É, ninguém quer sujar as mãos. Raramente as pessoas querem se meter nos assuntos dos outros (mentira, querem sim, quase sempre, só não pelo proposito certo). 
Mas para algumas poucas pessoas, essa atitude faz toda a diferença na hora de uma decisão. Essas poucas que preferem ENCARAR e ACEITAR uma verdade inconveniente e decepcionante, precisam apenas, as vezes, de alguém que as faça crer que não estão agindo errado ou enxergando de forma errônea a situação. Se nesse momento você não conseguir ser a 'pessoa com a verdade', não diga nada. Melhor do que mentir, ou do que desviar ou omitir o ponto X da questão. Para todo caso, mesmo quando você souber que o outro não vai lhe escutar, ignorando tudo que disser, ao menos você poderá estar de consciência limpa.
As vezes, as pessoas sinceras e corajosas para fazer uso da verdade, são vistas como arrogantes, frias e calculistas. Mas será mesmo? Acho bem mais cruel manter alguem acreditando numa mentira, do que desperta-la para o real. Pois quando esse despertar acontecer sozinho, a primeira sensação será a de traição. De abandono. 
Sobre aqueles que preferem assumidamente viver numa ilusão, na esperança de que a vida seja um conto de fadas, ou que as pessoas sejam o que se espera em termos de bondade e altruísmo, só posso dizer que é como um vicio errado. Faz bem momentaneamente, mas a longo prazo tem efeitos colaterais que talvez sejam mais difíceis de se remediar do que se possa imaginar. No fim, Nao vale a Pena.
É preciso ser forte para ouvir algo que não gostaríamos, e acreditar nisso, quando estivermos diante dos fatos que provem. É preciso ser forte também, para dizer o que nenhum dos dois (ou ninguém, no caso de uma situação envolvendo mais pessoas), consegue dizer. Num relacionamento, seja de namoro, amizade, ou até familiar, quando se torna necessário mentir, é porque algo está realmente errado. Todo relacionamento é construído sob confiança, e honestidade mutua. Se essa relação não resistir à verdade e precisar ser mantido sob segredos, inseguranças e mentiras, é porque, já cedeu a muito tempo, e sem essa base solida, sem essa estrutura firme e forte que é a confiança,  realmente o valor que se construirá já não poderá ser mantido pelas pessoas que a sustentarão.
A verdade pode ser doce ou amarga, pode ser simples ou complexa, pode ser incrível ou frustrante. Mas em todos os  casos, é uma virtude, um valor que não pode ser substituído por palavras doces, porem falsas e sem valor. 

Se para alguns a verdade pode destruir e machucar, para outros ela pode libertar e curar!


Quem escreve?

Quem escreve?

Facebook

Galeria de Fotos

Skoob

Copyright © Parte de Minha História | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com